A partir desta data, iniciamos nossa parceria com a ASSMUF . Desta forma, todos os associados poderão contar com toda a rede serviços da SóSeUsar com atendimento médico hospitalar e odontológico 24h por dia no HSMS. A adesão é opcional e pode ser extendido a todos os dependentes. Como benefício adicional, estamos incorporando a inclusão de medicamentos para facilitar ainda mais a preservação da saúde dos associados. São de mais de 20 clínicas e hospitais que vão prestar atendimento com valores bem atrativos.
https://www.facebook.com/watch/?v=579526599430624
Você já parou para analisar que grande parte das empresas de fast food tem em suas logos cores bem chamativas?!
As cores enchem os olhos e chamam atenção sem ao menos precisar de alguma palavra intrusa para te fazer pensar: “eu quero”.
Mas, o que isso tem haver com a saúde e a alimentação?
Vejamos, se quanto mais colorido, mais chamativo, logo comemos com os olhos rsrs.
Mas, nem tudo que reluz é ouro, correto?!
O que faz um alimento colorido ser saudável? Quanto mais natural esse alimento for, maior é a carga de benefícios que ele irá trazer a sua saúde!
Vejamos o que as cores tem a nos dar:
Laranja:
São fontes ricas em vitamina A, betacaroteno e vitamina C. (Ex: mamão, laranja, cenoura…
Verde
São excelente fonte de fibra e contém vitamina K. Os verdes escuros são ricos em ferro, cálcio e áido fólico. (Ex: Brócolis, couve, espinafre, alface, rúcula…)
Vermelho
São ricas fontes de licopeno, antioxidantes e vitamina C. (Ex: tomate, morango, amora vermelha…)
Roxo
São excelentes fontes de resveratrol e antocianina, antioxidantes naturais importantes para a nossa saúde. (Ex: (açai, uva, beterraba, jabuticaba, amora roxa…)
Marrom
São fonte de vitamina E, vitaminas do complexo B e de minerais como o magnésio e o selênio. (Ex: Feijão, nozes, castanhas, cereais…)
Branco
São normalmente ricos em energia (no caso do arroz, macarrão, pão ) ou em proteínas e cálcio (no caso do leite e seus derivados).
Viu só como é fácil colocar cores e nutrição em seu dia a dia? Comece já!
Estamos passando por um momento crítico na área da saúde nos dias de hoje.
Muitas doenças que haviam “desaparecido” tem retornado com força, e isso vem assustando muita gente!
Mas, o que isso tem a ver com curtir o carnaval?
A maioria dessas doenças possuem seus métodos de prevenção, no caso do sarampo, da febre amarela e da rubéola, existem as vacinas, no caso da dengue, há meios de prevenção com a eliminação dos focos e locais de proliferação do mosquito e no caso das DST’s, temos a camisinha.
Feriadão e folia, tem coisa melhor?
Mas antes de cair na folia, verifique o local/cidade onde pretende curtir o carnaval, algumas cidades tem notificado o público sobre os riscos de algumas doenças em específico (ex: dengue, sarampo, febre amarela) , se atentando a sua carteira de vacinação, o uso do repelente e claro, a camisinha 😉
A prevenção é sempre a melhor forma de evitar qualquer “dor de cabeça” rsrs.
Tudo ok?
Então, partiu carnaval!!
A gente já sabe que o brasileiro gosta de um café bem feito, não é mesmo?
Principalmente nas regiões mais frias do país, essa bebida é muito amada e conhecida por seu efeito energético e aconchegante.
Mas, como assim aconchegante?
Há quem diga que um bom café e uma conversa atoa com um amigo vale muito nos dias de hoje!
Mas você sabia que além de ser algo tão amado, o café trás muitos benefícios para quem toma de forma moderada?!
Veja uma lista com os benefícios que ele trás á saúde:
Dentre outros muitos benefícios.
Há quem ame, e há quem odeie, mas e você?! É do time dos cafezeiros?
Tome com moderação, pois o indicado são 4 -5 xícaras de 50ml por dia!
Com nome oficial de: Doença Respiratória de 2019-nCoV, e com mais de milhares de casos confirmados na China, e tendo atingido 18 países, o Coronavirus vem assustando a população mundial.
A OMS declarou ser um caso e emergência mundial, e seu contágio é por meio do contato via animais silvestres, e entre humanos, o contágio é feito através do ar, ou seja, por tosse ou espirro.
Os sintomas são muito semelhantes ao de uma forte gripe, sendo eles em casos mais graves: Febre, dificuldade para respirar, síndrome respiratória aguda e insuficiência renal, o que por sua vêz leva a morte.
COMO PREVINIR
Situação do Brasil
Atualmente o Brasil apresenta alguns casos suspeitos, porém, nenhum deles foi confirmado.
Esses casos foram registrados em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (2), São Paulo (3), Paraná (1) e Ceará (1).
A Prevenção é sempre o melhor remédio, por isso, fique atendo a qualquer sintoma após o contato com possíveis focos de contaminação!
E lá vamos nós para mais um ano letivo… 2020 e a correria chamada início das aulas esta chegando!
Lista de material escolar ok, uniforme ok, livros ok, mochila ok, mas… e a saúde, será se esta ok também?
Abaixo, listaremos algumas medidas para manter a saúde do seu filho 100% antes e durante o ano letivo.
Mochilas
Tenha cuidado com o formato e peso da mochila de seu filho, a má utilização da mesma pode acarretar sérios problemas de coluna e dores musculares na criança. Mesmo sendo de rodinha, nem sempre a criança tem a capacidade de puxar de uma forma correta, sem lesionar seu corpo.
Organismo
Voltar para a rotina nem sempre é uma tarefa fácil…
Férias deixam os horários e a alimentação bem bagunçada, não é verdade?
Por isso, alguns dias antes do retorno as aulas, comece a reorganizar a rotina para que o corpo da criança já fique adaptado ao novo horário e alimentação, evitando estresses.
Doenças
É obrigatório a apresentação da declaração das vacinas da criança quando se é feito a matrícula, mas, as vezes algumas ficam pra trás.
Esteja sempre atento ao calendário de vacinação da sua cidade e as campanhas contra doenças comuns em cada idade.
Lembre-se de manter os exames do seu filho sempre em dia, inclusive os oftalmológicos, que costumam causar baixo desempenho escolar quando não corrigidos e tratados.
Tudo pronto??
Então, boa aula e boas notas!!
É tão fácil sentir alguma dor e ir direto em uma farmácia em busca de qualquer medicamento que em seu rótulo esteja descrito: Acaba com a dor que você esta sentindo!
Isso é maravilhoso, não é mesmo?
Mas, você já parou para pensar nos efeitos que essa medicação poderá te trazer?
Ainda mais quando você já toma alguns medicamentos de uso contínuo.
Entre os riscos contidos na bula, que em sua maioria não são lidos rsrs, existem alguns outros fatores que, ao invés de melhorar sua dor, pode fazer o contrário, dentre eles estão:
O efeito oposto
Pois é, aí você toma o remédio pra melhorar, e quando menos espera, surge mais umas 10 dores diferentes que você nem fazia ideia que certas partes do corpo existiam em você.
Algumas dessas medicações podem não dar nenhum sintoma a curto prazo, porém, quanto mais tempo de ingestão e utilização, piores podem se tornar esses sintomas.
Junção inadequada
Ninguém tem o organismo igual ao do outro, e grande parte da população costuma tomar remédios chamados de medicamentos de uso contínuo.
A junção deles com outros componentes, que em sua maioria são desconhecidos pelos pacientes, podem gerar grandes transtornos…
Por isso, em caso de qualquer sintoma, busque auxílio médico, pois, ninguém melhor do que um conhecedor do assunto para prescrever o que você realmente pode tomar e precisa, além do mais, o medicamento pode até estar certo, mas, cada um tem sua dose exata e horário para fazer o uso.
O exame preventivo ou Papanicolau é um exame de rastreamento para detectar alterações nas células do colo uterino, como doenças sexualmente transmissíveis ou câncer de colo uterino, também conhecido como esfregaço cervicovaginal ou colpocitologia oncótica. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões, precocemente, antes que a mulher apresente sintomas. Pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite que o diagnóstico seja antecipado e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero.
O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada. Consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratório. É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha. Ele deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa, pelo menos uma vez ao ano. O Ministério da Saúde recomenda que, caso o resultado do exame seja negativo por três anos seguidos, a mulher pode repeti-lo de três em três anos. A frequência de realização do exame poderá ser alterada depois, pelo médico, de acordo com os resultados.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas que antecedem a realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado. Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.
Fonte: https://www.isaude.com.br/noticias/detalhe/noticia/a-importancia-do-exame-preventivo/
Denise Vasconcelos / CRM: 9598-CEGinecologista e Obstetra, graduada pela em Medicina UPE, com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia MEAC/UFC. Com título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO. Treinamento e Aperfeiçoamento em Endoscopia Ginecológica – Videocirurgia em Brasília/ DF; Histeroscopia Cirúrgica com Ressectoscópio em São Paulo/SP. Treinamento/ Aperfeiçoamento em Ultrassonografia – Medicina Interna/ Mama e Tireoide/ Ginecologia e Obstetrícia.
Chega início de ano, todo mundo faz sua listinha de metas para o decorrer do ano, e garato que em 99,9% das vezes, você colocou praticar alguma atividade física em seu check list de objetivos a cumprir.
A questão é: fazem quantos janeiros que essa meta esta em sua lista e não é colocada em prática?
Aqui vai uma lista de benefícios que a caminhada trás para a nossa saúde que garanto te motivar ainda mais a dar início nem que seja aqueles famosos 30 minutinhos diários e, quem sabe virar um novo hobbie?!
Chame a galera pra ler esse artigo e ir contigo tirar essa meta do papel!!
Benefícios da caminhada:
Mas não se esqueça que antes de começar, algumas medidas precisam ser tomadas:
E agora, qual a sua desculpa?
Bora caminhar!!!
É verão, calor de mais de 30°C e nada melhor do que passar uma temporada na praia com a família!
Mas, as vezes a volta pra casa trás alguns sintomas como brinde das férias e nem sempre sabemos distinguir o que temos, por isso, neste post, iremos falar sobre alguns sintomas de doenças comuns de se pegar na praia nesses períodos de temporada.
O Ancilostomideo, ou bicho geográfico, é um parasita que penetra na pele humana e, ao se locomover, deixa traços e marcas semelhantes a um mapa – daí o nome popular. A doença provoca vermelhidão na região contaminada, bolhas e coceira. Ainda há o risco de a pessoa desenvolver, caso ela coce muito o local, uma infecção secundária por causa do depósito de bactérias nas unhas.
O bicho geográfico pode ser tratado de diversas formas, sendo as mais comuns com cetoconazol (pomada) e ivermectina (via oral). O mais eficaz, porém, é evitar que cães circulem (e defequem) na areia da praia.
A contaminação da areia por fezes de gatos representa um risco ainda maior ao homem. “A toxoplasmose é bem mais complicada”, afirma o infectologista do Einstein, dr. Jacyr Pasternak. “O toxoplasma gondii é essencialmente um parasita de felinos: só neles ele completa o ciclo biológico.”
Em outros animais, explica o médico, o ciclo é iniciado. “O cisto se rompe no estômago e os parasitas atravessam a parede do tubo digestivo e se espalham. Não há ciclo intestinal. Os parasitas têm preferência por alguns tecidos, em especial o tecido nervoso.”
Em pessoas com imunidade normal a infecção pode ser assintomática ou parecer com a mononucleose. Os sintomas são: febre, aumento de gânglios e sinais bioquímicos de lesão hepática. Alguns pacientes, no entanto, têm a invasão da retina e uma corio retinite.
“Já em pessoas com defeitos da imunidade, especialmente adquiridos, como em linfomas e em transplantados, ou em pessoas com AIDS, os cistos se reativam e há uma doença diferente, quase sempre abscessos cerebrais”, afirma o dr. Pasternak.
Vale ressaltar que não é qualquer gato que transmite a doença – bichos de estimação, que não costumam sair de apartamentos ou casas, dificilmente serão transmissores. Além disso, carnes mal cozidas ou passadas também podem transmitir a doença. O mesmo vale para os cães – não são todos que transmitem o bicho geográfico.
Micose é um nome genérico para infecções por fungos. A mais comum é a Microsporum canis transmitida por cães e gatos – responsável por até 30% dos casos de micose humana.
“As lesões se caracterizam pela coloração avermelhada, com descamação e podem apresentar vesículas, acompanhadas de prurido”, afirma a dermatologista do Einstein, dra. Selma Cernea. “Se não forem tratadas, as lesões tendem a crescer e atingir áreas extensas da pele.”
As micoses são tratadas geralmente com aplicação local de antimicóticos, porém, em casos extensos, é necessário o uso de medicações sistêmicas.
Conhecida como bicho do pé é causada pela penetração na pele da Tunga penetrans, uma pulga que mede 1mm e está presente em solos arenosos. “Se manifesta na pele como um nódulo amarelado com um ponto preto na superfície”, diz a dra. Cernea.
Geralmente surgem nas plantas dos pés. Podem ser dolorosas e pruriginosas (provocar muita cacoceira). O tratamento é feito com a retirada da lesão – caso o paciente apresente muitas lesões é necessário o uso de medicamentos sistêmicos.
Doença adquirida por contato com urina de roedores, especialmente ratos. É frequente em época de enchentes – devido ao contato com água contaminada pela urina. A doença tem grandes variações: pode ser febre, uma meningite linfocitária ou uma doença grave com insuficiência renal e icterícia, a doença de Weill.
“O tratamento precoce pode evitar a progressão da doença e medicamentos antigos, como a penicilina, são eficientes”, afirma o dr. Pasternak. Assista ao vídeo e saiba como se proteger:
Fonte: einstein.br